Crédito Consignado

Principais vantagens e desvantagens do Crédito Consignado

Assim como todas as modalidades de linhas de credito presentes hoje no mercado o Crédito Consignado também dispõe ao cliente vantagens e desvantagens. Por essa razão disponibilizaremos agora a nossos leitores informações suficientes para que possam pesar na balança e escolher qual a melhor linha segundo o seu dia a dia financeiro.

Leia com atenção, compare informações e faça uma escolha consciente.

Quais as principais vantagens e desvantagens do Crédito Consignado

A decisão de tomada de qualquer linha de crédito deve ser sempre avaliada e estudada antes, e com o credito consignado não é diferente, é necessário avaliar cada etapa, o numero de parcelas, o valor das parcelas e os impactos financeiros que as parcelas lhe trarão a longo prazo.

De uma forma geral, não importa o valor de crédito que se deseja obter, realizar uma métrica segura sobre quanto e quanto sai de sua renda mensal é uma excelente opção para o cliente evitar se enrolar em dívidas.

Confira a seguir os principais pontos positivos e negativos na adesão de um crédito na modalidade de consignado.

Vantagens do Crédito Consignado

Ao compararmos o empréstimo consignado com os demais empréstimos hoje presentes no mercado, rapidamente poderemos notar uma grande diferença nas exigências e nas taxas aplicadas sobre o serviço.

Além disso o Crédito Consignado pode ser solicitado mesmo que o cliente possua o nome sujo, ou seja, é um mar de possibilidades para todos, com valores seguros, parcelas de acordo com o dia a dia do cliente e as taxas mais baixas do mercado, o consignado oferece além de tudo, uma ampla e simplificada solicitação.

1- Crédito rápido e sem enrolação

O crédito consignado é a opção ideal para imprevistos e emergências financeiras, com uma aprovação quase que imediata, bancos e financeiras dispõe desses serviços com uma adesão menos burocrática e mais eficiente.

Os documentos exigidos para a solicitação do montante são básicos, diferentemente dos demais crédito disponíveis no mercado, que exigem ao cliente uma montanha de documentos e comprovantes.

Para estar solicitando o Crédito Consignado o cliente deve apresentar uma copia do documento de identidade dentro da data de vencimento, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda ou beneficio do INSS.

Vale lembrar que essa modalidade só é disponibilizada para solicitantes que recebam uma pensão ou aposentaria pelo INSS, servidores públicos, trabalhadores de empresas privadas com carteira assinada e militares das forças armadas.

Desde a solicitação até a elaboração do contrato e deposito do dinheiro, pode durar até 48 horas, o que oferece ao cliente uma agilidade e uma tranquilidade maior em casos de desespero financeiro.

2- Sem Surpresas ou taxas extras

Com parcelas fixas e taxas que deverão se manter desde a primeira parcela a última, o cliente não tem que se preocupar com surpresas no final do mês.

Além disso o valor é descontado diretamente em folha, o que evita atrasos e encargos extras, facilitando e muito o dia a dia do cliente, já que não precisara se preocupar com pagamentos ou em ir até uma casa lotérica ou banco realizar o pagamento da parcela.

Os riscos de se tornar inadimplente são extremamente menores, o que assegura ao consumidor uma maior comodidade e tranquilidade.

3 – Juros seguros, transparentes e mais baixos

Uma das maiores vantagens do empréstimo consignado eu diria ser esse fator, a linha de crédito possui as menores taxas do mercado, isso porque o valor da parcela é debitado antes do cliente receber o seu salário, ainda em folha de pagamento.

Desta forma os bancos e financeiras possuem uma maior segurança do pagamento, podendo assim dispor de aplicações e taxas bem menores do que as aplicadas nas demais linhas de empréstimo pessoal.

Cada financeira e banco possui a sua margem de taxas, podendo essas variar e muito de banco para banco, mas é sempre bom lembrar que todos devem sempre respeitar a margem mínima e máxima para a aplicação de tais tributos.

Aposentados e pensionistas pelo INSS pagam em media uma taxa de 2,08% ao mês, enquanto servidores públicos 2,05% e trabalhadores de empresas privadas 2,14%.

Ao avaliar as taxas acima mencionadas pode-se notar que essas podem ser até 10x mais baixas do que as taxas que são trabalhadas nos demais empréstimos.

4- Sem distinção ou restrições, Crédito Consignado é para todos

O crédito consignado não realiza distinções e / ou separações de seus clientes, podendo este ser solicitado até mesmo por clientes com restrições em seus nomes.

Alguns bancos e financeiras dispõem do serviço de empréstimo para negativados porem as taxas são altíssimas, uma vez que eles avaliam o histórico do cliente e concluem que a taxa de se tornarem mais uma vez inadimplentes é grande.

Mas com o sistema consignado não é assim, os sistemas de credito possuem garantias de que o pagamento será realizado, sendo assim dispõem de taxas muito menores a seus clientes, com parcelas que não excedam 30% de sua renda mensal e valor de crédito segundo as necessidades do cliente.

5- Quitação de dividas ativas

O Crédito Consignado permite que os clientes destinem os valores do empréstimo para a quitação de dividas ativas.

Podendo esse ser utilizado para auxiliar e assegurar a regularidade com os órgãos de proteção ao credito, é uma excelente opção para sanar problemas como esse e muito utilizado para a quitação de juros de cartões de credito, pagamento de empréstimos anteriores e até mesmo pagamento de parcelas atrasadas de financiamentos.

Desvantagens do Crédito Consignado

Assim como qualquer linha de solução financeira presente hoje no mercado para a população o crédito consignado não é só flores, este também possui suas desvantagens e conhece-las pode ser muito importante na hora da tomada de decisões.

1- Data fixa para pagamento das parcelas

As datas acordadas em contrato no ato da adesão dos serviços são fixas e devem ser respeitadas do inicio ao termino do contrato, sem a possibilidade de mudança ou alterações.

O empréstimo devera descontas sempre na mesma data um valor de até 30% da renda do solicitante.

A margem praticada hoje pelos bancos e financeiras permite ainda que o cliente permaneça com uma certa quantia para pagar suas demais contas e para seu dia a dia

A margem de 30% foi elaborada com o intuito de que o cliente tenha dinheiro suficiente para arcar com sus demais despesas sem precisar se enrolar com cartões de crédito ou outras linhas de empréstimo.

Por isso é importante o planejamento, porque mesmo que você não possua o dinheiro para as demais contas do mês, o valor fixado e acordado será descontado sem choro.

2- Liberação através de margem livre

Apesar do Crédito Consignado ser uma excelente opção e talvez a mais viável, essa modalidade dispõe de simulações e avaliação do dia a dia do solicitante.

Porem apesar de todo esse apoio econômico que o cliente possui, pode ser que com o tempo o valor da parcela comece a pesar no orçamento e o prejudique na hora de aderir outras linhas de credito, como cartões, financiamento ou créditos pessoais.

Ao aderir essa modalidade de empréstimo é importante ter em mente que sua margem não estará mais livre, sendo assim não será mais possível desfrutar de outros benefícios financeiros até que seja quitado esse empréstimo.

3- Disponível para um grupo especifico de pessoas

O empréstimo consignado só está disponível para pessoas que possuam algumas características financeiras pré-definidas, que se encaixa dentro dos parâmetros como:

  • Ser aposentados ou pensionista do INSS
  • Ser servidor publico
  • Ser trabalhador de empresa privada com carteira assinada
  • Ou ser militante das forças armadas

Os juros disponibilizados para clientes com carteira assinada são um pouco maiores do que as taxas disponíveis para as demais categorias, isso acontece em decorrência da instabilidade do trabalhador que está sob regime da CLT.

Em casos de que o empregado é demitido de seu cargo, devera realizar imediatamente o pagamento do valor total do empréstimo consignado de forma integral.

Leia também:

Empréstimo Pessoal Banco Inter 

Empréstimo Pessoal Agibank

Faça empréstimo com consciência e segurança

O empréstimo deve ser sempre a última opção a ser levada em conta, isso porque querendo u não ao realizar a opção de adesão de credito junto aos órgãos financeiros você terá uma dívida presa em você até que se quite todas as parcelas.

O que lhe trará restrições junto ao mercado financeiro, por isso pense, avalie, realize uma métrica de suas finanças, e se pergunte, eu preciso mesmo de um empréstimo pessoal?

Se a resposta for sim, e você estiver dentro dos parâmetros para adesão do Crédito Consignado, essa pode ser uma opção segura e mais barata para o seu dia a dia.