Empréstimo pessoal: entenda como funciona e quais os cuidados

Quando uma pessoa recorre ao empréstimo pessoal significa que ela precisa de dinheiro com urgência, ou para pagar alguma dívida em atraso ou quitar alguma prestação de imediato.

Entretanto, é preciso compreender bem como funciona esse processo para não acabar trocando uma dívida por outra ainda maior. E, para que isto não aconteça, separamos algumas dicas para guiá-lo(a). Continue acompanhando nosso post, descubra tudo a respeito do assunto e faça um ótimo negócio.

O que é o empréstimo e como são os juros?

O empréstimo é uma linha de crédito pessoal que as instituições financeiras oferecem às pessoas. O dinheiro recebido pelo cliente deverá ser pago em prestações com acréscimos de juros.

Este tipo de contratação é recomendado para quitar dívidas ou sanar problemas financeiros emergenciais. As instituições financeiras disponibilizam o valor que o cliente solicita, mediante a renda dele. E assim, o cliente passa a assumir a dívida futura das parcelas.

Em cada parcela já está inserido o valor dos juros cobrado. E é importante que o cliente fique atento a esse detalhe no momento em que for fazer o empréstimo pessoal. A taxa média de juros cobrada pelos bancos é de 6,49% ao mês, podendo variar de uma instituição para outra.

O banco Santander, por exemplo, cobra 8,49% , enquanto o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal cobram por volta dos 5,7%. Há uma grande diferença entre as financeiras, portanto é preciso pesquisar antes de realizar a operação.

Como funciona o empréstimo?

Antes de realizar o empréstimo é necessário verificar se você não tem restrições no nome, também é importante ter em mãos o comprovante de renda e o de endereço.

Para pedir um empréstimo pessoal em determinado banco é preciso ainda ter uma conta corrente devidamente ativa. E mais, para que o dinheiro seja liberado o cliente deve com um limite prévio de crédito aprovado.

Caso queira saber se você tem disponível um limite pré-aprovado  consulte o rodapé do extrato bancário do seu banco.

 

Para quem quer realizar um empréstimo online, tem de ser maior de 18 anos, e, além dos requisitos comuns como ter conta corrente ativa na instituição, em alguns casos, inclusive nessa modalidade, exige-se que o cliente tenha no mínimo um ano de conta para poder fazer a liberação do valor.

Pontos que merecem total atenção!

Antes de fazer um empréstimo você deve se atentar a alguns detalhes: parcelas: não devem ultrapassar 30% do valor total de sua renda. Vale ressaltar que é necessário ter o valor em conta todos os meses para quitar a dívida;

 

  • pesquise: vá, no mínimo, a três bancos para comparar as taxas de juros e condições de pagamentos;

 

  • referências: evite escolher uma instituição que não conheça, e nunca não deixe de buscar referências. Veja se o banco tem credibilidade no mercado.

 

Lembre-se de que um empréstimo deve ser analisado antes de ser feito. Não deixe de pesquisar muito. Você já fez algum empréstimo? Conte-nos tudo a respeito do assunto comentando no nosso post.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.