Procura uma vaga? Entenda como funciona uma agência de empregos

Procura uma vaga? Entenda como funciona uma agência de empregos

Encontrar uma vaga de trabalho é batalha árdua, isto ocorre por inúmeras razões: concorrência acirrada, crise econômica que afeta as ofertas de emprego, e qualificação daqueles que buscam por uma colocação no mercado.

As agências de empregos exigem experiência e muitos outros requisitos, portanto é preciso estar atento a vários detalhes.

Para quem está em dúvida entre as diferencias existentes entre buscar por uma vaga em agência física ou online, saiba que o processo de seleção dos candidatos é o mesmo em ambas.  Veja a seguir alguns detalhes importantes aos quais você precisa ficar atento!

O início de tudo…

Uma oportunidade de trabalho surge quando um gestor de uma determinada empresa identifica a necessidade de preencher ou criar um cargo. Ele, então, comunica o departamento de Recursos Humanos da empresa para que haja a abertura da vaga.

Em algumas firmas, o RH, muitas vezes, faz uma solicitação para analisar e avaliar se há colaboradores internamente que desejam mudar de cargo ou que se encaixam apropriadamente na vaga disponibilizada.

Caso ninguém esteja apto ao cargo, o RH elabora um anúncio da vaga e comunica a agência de empregos, ressaltando o prazo, as condições de contratação e o perfil que deseja contratar.

Normalmente, o anúncio contém o nome da empresa, contato, benéficos oferecidos por ela, salário, atividades que serão desempenhadas pelo profissional contratado, entre outros.

Com a vaga em mãos, as agências de empregos online disponibilizam as informações em seus próprios sites e também em redes sociais. Assim, o candidato se cadastra, envia o currículo, ou monta dentro da própria plataforma.

Já as agências físicas disponibilizam as em uma espécie de mural, para a visualização rápida dos candidatos. Assim, caso haja alguma em que ele se encaixe, já é possível entregar o currículo em mãos. Veja abaixo como funciona o processo seletivo.

Seleção de currículos, entrevista e contratação

Após receber os currículos dos interessados, é o momento de fazer a triagem e escolher os mais capacitados para vaga. Em seguida, a agência marca uma entrevista com os candidatos pré-selecionados.

Em geral, antes mesmo de um bate papo informal, os profissionais são submetidos a dinâmicas de grupos, passam por avaliações escritas, e, além disso, respondem a algumas perguntas de caráter mais pessoal ao recrutador da agência.

Passadas estas etapas, a agência decide pelos candidatos que melhor se encaixam na vaga, e então, retorna para a empresa contratante. É o RH da empresa que marca outra entrevista com os candidatos que passaram pela primeira fase e decide qual será o escolhido para ocupar o cargo.

Para empregá-lo, o RH deve fornecer uma lista de documentos que o profissional deve levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, indicando também a realização de um teste admissional.

As agências de empregos auxiliam os candidatos para que encontrem uma vaga no mercado de trabalho de maneira segura e eficaz. Não deixe de preparar seu currículo hoje mesmo para enviar às agências. Você já conseguiu emprego por intermédio de alguma agência? Faça um comentário no nosso post contando tudo a respeito do assunto.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.